Parque Estadual do Biribiri
- Lilian
- 18 de jul. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 29 de jul. de 2019
A menos de 10 minutos de Diamantina, um recanto de natureza e história!

O Parque Estadual do Biribiri está localizado nas proximidades do município de Diamantina, a cerca de 300km de Belo Horizonte. A portaria do parque fica 3km distante do centro de Diamantina, o acesso é gratuito e o parque funciona todos os dias de 8 às 18h. Há quatro atrações principais que podem ser acessadas de carro por uma estrada de terra em boas condições, sendo elas a Cachoeira dos Cristais, Vila do Biribiri, Cachoeira da Sentinela e pinturas rupestres sendo que, esta duas últimas, também podem ser acessadas por uma trilha de 5km que parte da portaria do parque.

Cachoeira dos Cristais
Localizada a aproximadamente 12km da portaria do parque a cachoeira dos Cristais pode ser facilmente acessada de carro ou à pé, caso você tenha fôlego para uma caminhada longa. O trajeto é muito plano e a estrada possui alguns buracos, mas, em geral, é muito boa. O caminho até a cachoeira é todo sinalizado por placas e você pode parar o carro em um estacionamento a cerca de 500m da queda d'água.
A cachoeira possui duas quedas, sendo que a primeira cai sobre uma laje de pedras, e a segunda resulta em um poço amplo com locais rasos e outros bastante fundos próximos à queda. A água tem um tom amarelado, e é muito clarinha nos locais mais rasos, permitindo ver o cascalho no fundo. A cachoeira fica de frente a um vale amplo, cercado de serras com afloramentos rochosos, vegetação típica do cerrado, cactos e flores campestres. A vista é belíssima, e a água é bem gelada!
Depois do banho, vale a pena subir uma trilha à esquerda da queda d'água e acessar a parte alta da cachoeira onde há uma corredeira. Sentar nas rochas e ouvir o som da água correndo apressada entre as paredes de um pequeno cânion que se forma no topo da cachoeira, observando a vista do vale abaixo, com certeza vai eliminar todo o seu cansaço!
Cachoeira da Sentinela
A Cachoeira da Sentinela fica a 6 km da sede, se acessada pela estrada de terra, e 5 km, por uma trilha. Nela, também há um estacionamento que fica 50 metros distante da cachoeira.
Ela, na verdade, é composta por duas quedas principais e várias corredeiras que formam poços rasos, com profundidade de até 1,6 m, porém convidativos ao banho, principalmente para quem não sabe nadar, como eu.
A queda principal fica entre duas rochas bem fechadas e possui um poço mais profundo. Logo acima dela, há um poço de águas bem claras, com muitos peixinhos, localizado de frente a um vale muito amplo, com vistas para um paredão de rochas ao fundo, dando um efeito de borda infinita à fotos. O visual no fim da tarde é muito bonito sendo um ótimo local para se observar o pôr do sol.
Pinturas rupestres
As pinturas rupestres estão localizadas em um paredão ao lado do estacionamento da cachoeira da Sentinela. Você deve parar no estacionamento, andar cerca de 20 metros à esquerda e logo verá as placas indicando o patrimônio. Foi a primeira vez que vi de perto esses desenhos dos homens da caverna. É muito interessante e curioso observar as figuras e tentar descobrir o que queriam expressar com elas. Também é incrível imaginar como estamos tão distantes destas comunidades pretéritas e, ao mesmo tempo, tão próximos uma vez que ainda hoje a humanidade sente esta necessidade de expressar pensamentos e comportamentos, hoje de múltiplas formas. Até mesmo com a "pintura rupestre moderna (risos)" se é que podemos chamar assim as pichações, às vezes feitas em corretivo escolar, que encontramos por aí em grutas, árvores e nas rochas.
Vila do Biribiri
A Vila do Biribiri fica a cerca de 11 km da portaria do parque e é possível chegar de carro até o local. As casas foram construídas em 1876 para abrigar os funcionários de uma Estamparia instalada no local pelo Bispo de Diamantina, Dom João Antônio Felício dos Santos que teve a ideia de abrir uma fábrica de tecidos em um terreno da família. Embora fosse um local distante para a época, a 15 km de Diamantina, a presença de uma cachoeira no terreno permitia a produção de energia elétrica para abastecimento da fábrica e das casas.
A vila já teve escola, barbearia, mercearia e até 600 moradores no auge da produção. Porém, após o encerramento das atividades na década de 1970, tornou-se uma cidade-fantasma. Poucos moradores permaneceram no local. Hoje não há moradores fixos, apenas trabalhadores que todos os dias vão ao local para o funcionamento de restaurantes e uma pousada. Isso mesmo, há uma pousada no local que oferece a experiência de hospedagem em um local totalmente imerso na natureza! Pretendo me hospedar lá um dia, aí conto tudo pra vocês!
A vila de Biribiri é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e já foi locação para filmes e novelas, como Chica da Silva. As ruínas da hidrelétrica são acessíveis na estrada a 1 km da vila. Em 2013, a fábrica, que ainda era a proprietária da vila, começou a vender as 33 casas que estavam vazias para gente interessada em morar ali. Segundo a dona de um dos restaurante presentes na vila, alguns proprietários alugam casas para temporada, porém é preciso fazer contato diretamente com eles.
Com relação aos restaurante, há dois, o Raimundo sem Braço (self-service e à la carte) e o Restaurante do Adilson (self-service). Ambos aceitam cartão de crédito e débito, porém o Adilson oferece um desconto de 5% para o cliente que pagar em dinheiro. Os restaurantes também oferecem doces mineiros, cervejas artesanais, picolés e artesanatos. A comida é servida debaixo da sombra das árvores, em banquinhos e mesas de madeira. Muitos moradores de Diamantina vão ao local no sábado e domingo para almoçar e relaxar com a família. Há, também, um rio com uma cachoeira logo abaixo da vila onde o cliente pode se banhar. Mesmo que seu objetivo não seja conhecer o parque do Biribiri, vale a pena ir almoçar na vila, caso você esteja passeando por Diamantina.
Arraste para o lado para ver mais fotos da Vila de Biribiri.
Um pouquinho mais desse paraíso
Você quer conhecer um pouco mais do Parque Estadual do Biribiri e de suas paisagens? O vídeo abaixo traz um pouquinho mais da nossa experiência no parque. Confira e já programe suas próximas férias!!!
Quer um desconto para sua hospedagem pelo Airbnb? Clique aqui e garanta seu desconto.
Também tem desconto no booking aqui para sua hospedagem! Aproveite!
Comments